A cada segundo nas florestas tropicais...

Eu sei que a maioria de vocês não entende alemão. Nem eu. Mas esse vídeo produzido pelo Greenpeace da Suiça ilustra o que vem acontecendo bem pertinho da gente, aqui na Amazônia brasileira. Além da visão equivocada de que as florestas são apenas estoques de carbono, o vídeo mostra como a floresta está sendo destruída rapidamente.
Você sabia que a cada dois segundos uma área de floresta do tamanho de um campo de futebol está sendo destruída no mundo?



Postado por Elâine Lidia

Desmatamento


Inpe registra 247,6 km² de desmatamento em outubro e novembro na Amazônia

Área equivale a mais de 150 vezes o Parque do Ibirapuera, em SP.
Monitoramento foi impedido em dezembro devido à cobertura de nuvens.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) detectou desmatamento de 247,6 km km² da floresta amazônica nos meses de outubro e novembro de 2009. A área equivale a mais de 150 vezes o Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Os dados foram divulgados pelo instituto nesta terça-feira (02).Em setembro, o Inpe havia registrado mais desmatamento que nos dois meses seguintes juntos: 400 km². Vale ressaltar, no entanto, que naquele mês a cobertura de nuvens foi consideravelmente menor.
 O acumulado de outubro e novembro de 2009 também apresentou índice menor que o mesmo período do ano anterior, quando o Inpe flagrou 894 km² de devastação - o que representa redução de mais de 70%.
 O Inpe sempre reforça, no entanto, que comparações entre períodos usando este sistema de alerta de desmatamento não são precisas justamente porque a cobertura de nuvens é inconstante. 

Foto: Ibama/Divulgação
Devido à forte cobertura de nuvens nesta época do ano, não foi possível fazer o monitoramento dos focos de devastação no mês de dezembro. A área desmatada da Amazônia Legal apontada no mês de outubro foi de 175,5 km² e, em novembro de 2009, foi de 72,1 km².


                         Deixe seu comentário após o final do texto

O Estado que apresentou maior área de devastação em outubro foi o estado do
Pará com 68 km² (39% do total no mês), seguido do estado de Mato Grosso, com 42 km² (24%). No mês seguinte, mais uma vez foi o Pará o estado que apresentou maior devastação - foram 40 km² (56%). Em seguida vem o Maranhão, com 18,7 km2 (26%).

Em operação desde 2004, o sistema Deter (Detecção do Desmatamento em Tempo Real) foi criado alerta para apoiar a fiscalização ambriental. Embora os dados sejam divulgados em relatórios mensais, seus resultados são enviados a cada quinzena ao Ibama, responsável por fiscalizar as áreas. 
Foto: Divulgação/Inpe
O sistema gera alertas para áreas de corte raso, quando os satélites detectam a completa retirada da floresta nativa, e para degradação progressiva, quando há destruição parcial da mata.

O Deter detecta apenas focos com área maior que 250.000 metros quadrados por conta da resolução dos sensores dos satélites. Além disso, devido à cobertura de nuvens, nem todos os desmatamentos com essa dimensão ou maiores são identificados.

Aquecimento global


Aquecimento global acelera crescimento de árvores, afirma estudo

Mas pesquisadores dizem que é preciso avaliar melhor o que isso significa.
Artigo foi publicado na revista científica americana PNAS.

Da France Presse

Foto: Jupiterimages via AFP 22-03-2009

E daí? - Cientistas destacam que devem ser realizados estudos mais

 aprofundados para determinar as consequências do crescimento

 das árvores (Foto: Jupiterimages via AFP 22-03-2009)


O aquecimento global pode causar um crescimento mais rápido das árvores e aumentar a duração das temporadas propícias a seu desenvolvimento, afirma um estudo publicado nesta semana nos Anais da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (PNAS).

Para realizar a pesquisa, os cientistas do Centro de Investigações Ambientais Smithsonian (Maryland) reuniram dados coletados em árvores de 55 bosques diferentes do leste dos Estados Unidos, além de informações de 100 anos de medições meteorológicas e de 17 anos de medições de emissões de gás carbônico.

Segundo os resultados, o crescimento recente das árvores "superou os valores esperados", provavelmente por causa das mudanças climáticas.

"Sabe-se que o aumento das temperaturas, da duração do período de crescimento e das emissões de CO2 influenciam a fisiologia das árvores", destaca o estudo.Consequentemente, o aquecimento global "tem provavelmente uma grande influência sobre o aumento de crescimento constatado", observa a pesquisa.

Concretamente, as temperaturas mais altas aceleram o metabolismo das árvores, enquanto que o aumento do nível de gás carbônico na atmosfera ajuda seu crescimento, graças a um processo chamado de fertilização carbônica (que favorece a fotossíntese e a produção de biomassa vegetal).

Os cientistas destacam que devem ser realizados estudos mais aprofundados para determinar se esses resultados ocorrem em uma escala maior e também as consequências do crescimento das árvores. 

Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/

Crime ambiental


Frigorífico é acusado de matar 285 aves silvestres com cola em Rondônia

Produto foi usado no telhado e em tubulações para aprisionar os animais.
Multa pela morte dos pássaros migratórios é de R$ 142,5 mil.
Do Globo Amazônia, em São Paulo
Andorinhas recolhidas pela fiscalização em Pimenta
                Bueno. (Foto: Divulgação/Ibama)

Andorinhas recolhidas pela fiscalização em Pimenta Bueno. (Foto: Divulgação/Ibama)

Agentes do Ibama e da Polícia Rodoviária Federal apreenderam 285 andorinhas em um frigorífico no município de Pimenta Bueno (RO), após receberem denúncia anônima de que diversos animais deste tipo estariam sendo mortos nas dependências da empresa, de acordo com informações divulgadas pelo órgão ambiental.

Ao chegarem no local, no domingo (7), os fiscais encontraram 184 aves mortas e outras 101 ainda vivas, porém agonizantes, por terem entrado em contato com uma cola aplicada ao telhado e à tubulação externa do frigorífico. Todas acabaram morrendo. Algumas das aves mortas tinham anilhas, o que indica que tinham sua rota migratória monitorada.

Pela morte dos animais silvestres, o frigorífico foi multado em R$ 142,5 mil. O Globo Amazôniaentrou em contato com a matriz da empresa acusada, que informou estar averiguando o que aconteceu na unidade de Pimenta Bueno para então posicionar-se publicamente.

Fonte:http://www.globoamazonia.com/Amazonia