***Terceira Lei de Mendel



Gregor Mendel
Na terceira lei, Mendel formulou os conceitos da dominância, em que os seres híbridos apresentam um caráter dominante que encobre segundo determinadas proporções o chamado caráter recessivo, ou seja, os seres híbridos, resultados do cruzamento entre seres portadores de caracteres dominantes e recessivos, apresentam as características de dominância.


O trabalho de Mendel só passou a obter grande reconhecimento do meio científico no início do século XX, tendo sido precursor dos posteriores estudos dos cientistas Hugo de Vries, Karl Erich Correns e Erich Tschermak. Estes três pesquisadores realizaram, independentemente, muitas das experiências baseadas na obra de Mendel, tendo então chamado a atenção do mundo científico para as descobertas do precursor, atribuindo a ele a descoberta das Leis da Hereditariedade.

Mendel morreu em Brünn em 1884, após anos amargos e cheios de desapontamentos, pois os trabalhos no mosteiro não o permitiam dedicar-se inteiramente à ciência, além disso não havia um reconhecimento.
Cabe, no entanto, a Mendel o mérito dos mecanismos que regem a transmissão de caracteres hereditários, base fundamental para o desenvolvimento dos conhecimentos da Genética, da Engenharia Genética e da moderna Biotecnologia.